Hospital Mãe de Deus adquire novos equipamentos para a área de neurocirurgia

A neurocirurgia é responsável pelo tratamento de algumas das estruturas  mais importantes e complexas do nosso corpo: o cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos. Para oferecer uma assistência de excelência nessa área, além de um Corpo Clínico experiente e qualificado, é essencial contar com uma estrutura atualizada e de ponta, com alto grau de diferenciação tecnológica. Por isso, o Hospital Mãe de Deus adquiriu dois novos equipamentos para aprimorar a realização de procedimentos nessa área. O microscópio Kinevo 900, da Zeiss, e o neuronavegador Curve Navigation, da Brainlab, trazem um importante avanço tecnológico para a Instituição, oferecendo ainda mais qualidade para o atendimento aos pacientes.

“São dois equipamentos espetaculares e, somando as suas funcionalidades, a gente obviamente alcança uma capacidade maior de tratamento de doenças mais complexas e, certamente, aumenta a segurança e a eficácia para a o tratamento de patologias tumorais e vasculares do cérebro e da coluna vertebral”, ressalta o Gestor do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do HMD, Dr. Luiz Felipe Alencastro.

Conheça os principais diferenciais dessas novidades:

Neuronavegador Curve Navigation (Brainlab)

O neuronavegador atua como um mapa pré-operatório e intraoperatório, colaborando no planejamento antecipado e na identificação de lesões durante a intervenção através da importação de imagens de ressonância magnética e tomografia do próprio paciente para o equipamento. Para isso, utilizam-se canetas, chamadas de probes, que funcionam como sondas e são capazes de mapear as estruturas cerebrais durante o ato cirúrgico. Essas informações combinadas com os exames de imagem do paciente permitem determinar um localização precisa e em tempo real das patologias, além de mostrar onde estão as partes nobres ao redor da região que será removida.

Com um software que oferece uma experiência de uso altamente interativa para o cirurgião, o instrumento utiliza realidade virtual e inteligência artificial, associadas a um banco de dados, para detectar as anomalias presentes e reconhecer de forma automática todas as áreas importantes para serem avaliadas e visualizadas durante  o ato cirúrgico, processo que era feito antes de forma manual. “Isso gera maior segurança, reduzindo as chances de danos e gerando também maior eficiência, extraindo as lesões de maneira mais completa”, destaca o Dr. Alencastro.

Ele também permite que a colocação de órteses, próteses e parafusos seja guiada pela navegação, tornando o processo muito mais assertivo e diminuindo bastante o risco de dano neurológico.

Microscópio Kinevo 900

Utilizado em mais de 80% das neurocirurgias, o microscópio é um dispositivo de magnificação, que aumenta as regiões trabalhadas durante os procedimentos, que são, normalmente, muito pequenas.

O Kinevo 900 atua de forma integrada com o Curve Navigation, disponibilizando, entre os seus principais diferenciais, a possibilidade de enxergar direto na lente do microscópio as imagens geradas pelo navegador. Essa tecnologia de realidade aumentada permite a visualização de estruturas como os feixes neuronais, que são fibras de conexão de diversas zonas do órgão. Com isso, é possível poupar zonas nobres, evitando danos ao paciente.

Outra vantagem é a possibilidade de utilizar corantes para a encontrar as lesões, em casos de remoção de tumores, e para visualizar adequadamente artérias e medir seu fluxo sanguíneo, para cirurgias vasculares, como em aneurismas e malformações arteriovenosas.

Para os cirurgiões, ele conta ainda com assistência robótica, que, em combinação com o neuronavegador, facilita o manuseio do microscópio, colaborando para estabelecer alvos específicos. Além disso, possibilita a visualização e gravação de vídeos em 3D, promovendo ganhos para o ensino e o treinamento médico.