O Centro de Medicina Intervencionista do Hospital Mãe de Deus realizou, no dia 07/09, um procedimento inovador para o tratamento de cálculos biliares: a litotripsia com laser percutânea utilizando colangioscopia. A equipe contou com a participação do Dr. Eduardo Medronha, radiologista intervencionista, e do Dr. Lauro da Fontoura Beltrão, urologista, além do Dr. José Horacio Conte Ortega, cardiologista, e o Dr. Rafael Dincão, gastroenterologista. Esse é o primeiro caso do tipo realizado no sul do Brasil. O paciente apresentava cálculos no colédoco, canal que leva a bile do fígado até o intestino, problema que pode causar a icterícia ou amarelão. Para realizar a desobstrução, a equipe utilizou um pequeno orifício, de aproximadamente 4 milímetros, na pele da região do fígado, para introduzir um câmera nos canais biliares. Com as imagens captadas, os médicos podem visualizar os cálculos, de cerca de 2 centímetros, localizados no interior dos canais biliares, e destruí-los utilizando um laser. Dessa forma, todo o canal fica limpo e permite a normalização do fluxo de bile até o intestino. |
“O procedimento foi indicado pois o paciente já havia sido submetido a uma cirurgia prévia que desviava o trânsito intestinal e impedia a retirada por via endoscópica dos cálculos, uma das alternativas normalmente utilizadas. Além disso, também apresentava uma cardiopatia severa que impossibilitava a anestesia para exploração cirúrgica convencional”, explica o Dr. Eduardo Medronha.
Pouco invasiva, a técnica possibilita a visualização direta e o tratamento dos cálculos em um local não acessível previamente, além de permitir também a realização de biópsias de lesões biliares.
Um avanço importante nas terapias minimamente invasivas do HMD e mais uma marca do pioneirismo do Centro de Medicina Intervencionista, que só é possível com a atualização constante e a união de especialidades diferentes, com experiências e habilidades complementares, possibilitando um melhor cuidado aos nossos pacientes.
abaixo de 45 minutos.