O crescimento benigno da próstata (hiperplasia), que causa a obstrução do fluxo urinário, é a doença mais comum entre os homens depois dos 40 anos de idade. Para atender as necessidades desse público, o Hospital Mãe de Deus conta com as mais atualizadas tecnologias e, no dia 08/10, realizou um procedimento inovador de enucleação da próstata com uso do Holmium Laser, posicionando-se na vanguarda do uso dessa técnica no País.
Conduzida pelo PhD e urologista do Corpo Clínico do HMD Dr. Karlo Biolo, a cirurgia utiliza um laser de alta potência inserido através da uretra para “recortar a próstata” (enuclear) e jogá-la dentro da bexiga. Em seguida, utiliza-se um aparelho chamado de morcelador piranha para triturar a próstata e sugá-la, removendo-a de dentro do organismo sem realizar nenhum corte.
“Nós já fomos os primeiros no Estado a utilizar o laser verde e agora somos um dos centros pioneiros no uso do laser Holmium. Com ele, conseguimos tratar próstatas ainda maiores do que com o Green Light, que é muito seguro e pode ser usado inclusive em pacientes anticoagulados, mas não permite atuar em casos maiores. Além disso, temos o equipamento mais avançado para extração da próstata, o morcelador piranha, da empresa Wolf, trazendo menor risco de lesão para a bexiga”, explica o Dr. Biolo.
As principais vantagens do uso dessa técnica incluem a recuperação mais rápida, com menor tempo de internação e de uso de sonda. Normalmente, o paciente tem alta em menos de 24 horas, ao invés dos usuais quatro a cinco dias da técnica convencional, oferecendo menor chance de complicações imediatas e tardias.
A iniciativa contou com a participação de dois especialistas na área, o Dr. Rodrigo Loureiro e o Dr. Pedro Gabrich, do Rio de Janeiro. Ambos são capacitados internacionalmente na técnica e auxiliaram nos primeiros casos realizados no HMD.