Mais uma inovação à disposição do Serviço Cirúrgico

Robô da Jornada do Paciente Cirúrgico

O Centro de Comando do Hospital Mãe de Deus conta com mais uma iniciativa inovadora: o Robô da Jornada do Paciente Cirúrgico, que garante uma entrega de leitos mais assertiva para o paciente. A partir de uma necessidade apresentada pela Gerência de Fluxos, a equipe de Tecnologia e Soluções da AESC utilizou de machine learning (aprendizado de máquina) para criar o robô, resultando num desenvolvimento 100% interno.

A partir de uma análise da cirurgia e do cirurgião – sua média histórica de tempo no procedimento -, a solução entrega uma predição do horário estimado de um leito para o paciente. Desta forma, a equipe da Central de Comandos possui maior exatidão para a reserva de leitos. Segundo Dr. Marcius Prestes, gerente de fluxo do HMD, “este robô chega para suprir uma ineficiência, pois, até então, quando o paciente chegava na Sala de Recuperação, independente da recuperação anestésica, já era solicitado um leito, o que impedia a entrega de um leito para um outro paciente”.