O Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus possui, em conjunto com a Cardiologia, o serviço de Oncocardiologia. O Ambulatório vem beneficiando amplamente os pacientes do CIO durante esta trajetória.
De acordo com o gestor médico do CIO, Dr. Alan Azambuja, a Oncocardiologia é uma subespecialidade que visa atender os pacientes oncológicos de uma forma mais “completa”, observando, assim, as alterações cardiológicas que esses pacientes podem ter.
Para os coordenadores do serviço, Dr. Euler Manenti e Dr. Eduardo Schlabendorff, ambos cardiologistas do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, os principais objetivos deste acompanhamento são:
– Prevenção, reconhecimento e manejo dos fatores de risco cardiovasculares;
– Detecção e tratamento da cardiopatia subclínica em pacientes de alto risco cardiovascular;
– Manejo das cardiopatias crônicas para início seguro do tratamento oncológico;
– Identificação precoce e manejo adequado do possível desenvolvimento de toxicidade ao sistema cardiovascular ao longo do tratamento oncológico;
– Seguimento do paciente após o tratamento oncológico para detecção de efeitos tardios de cardio-vasculotoxicidade.
Mais do que proporcionar que as duas especialidades atuem juntas, a Oncocardiologia do CIO é responsável por trazer melhores resultados aos tratamentos. É o que aponta o coordenador da Hematologia do CIO, Dr. Marcelo Capra. “A importância do Ambulatório especializado é justamente proporcionar para o paciente que faz o seu tratamento contra o câncer a melhor terapia contra a doença, dentro do melhor suporte cardiológico”, ressalta.