Plataforma do SEGER ganha nova atualização

A segurança do paciente é uma prioridade estratégica para a saúde moderna. Anualmente*, 134 milhões de eventos adversos ocorrem em todo o mundo, contribuindo para cerca de 2,6 milhões de mortes. A estimativa para países de baixa e média renda é de que  um em cada quatro pacientes é prejudicado.

A maioria das pessoas associa a segurança do paciente com a prática do cuidado hospitalar. No entanto, o atendimento inseguro é um problema de todo o sistema de saúde devido a processos mal desenhados ou ineficientes para sua finalidade, não sendo causados intencionalmente pelos profissionais de saúde.

Desde 2005, o Hospital Mãe de Deus possui um serviço de excelência na gestão de riscos, tornando a Instituição uma das pioneiras no país. A iniciativa nos proporcionou aprimorar processos e garantir mais segurança aos pacientes.

Pensando em aprimorar cada vez mais nossos processos e para contribuir com a cultura de segurança, a plataforma para notificações de incidentes – também conhecida como plataforma de notificações do SEGER – está de cara nova, sendo mais robusta para análise e tratamento de incidentes, mais prática e acessível.

Além da Intranet e do PEP, os médicos e funcionários também poderão acessar a plataforma por meio de QR codes distribuídos em diversos locais, permitindo acesso imediato e facilitando as notificações de incidentes. Cada incidente notificado é uma oportunidade de melhoria, fortalecendo  a cultura de segurança – uma das premissas da política de Qualidade. O principal objetivo da notificação é identificar, analisar e propor soluções para continuarmos crescendo em prol da segurança dos pacientes.

Se você, médico, identificar alguma situação irregular na assistência, favor fazer o registro no sistema para que juntos possamos melhorar a qualidade assistencial da nossa Instituição, oferecendo o melhor para os nossos clientes.  

* WHO. Draft Global Patient Safety Action Plan 2021–2030. Towards eliminating avoidable harm in the health care. Janeiro, 2021. IOM (Institute of Medicine). Crossing the Quality Chasm: A New Health System for the 21st Century. Washington, DC: The National Academies Press, 2001.