Na última terça-feira (23/3), especialistas do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus abordaram, por meio da discussão de casos clínicos, atualizações no tratamento dos pacientes com diagnóstico de câncer de rim.
Oncologistas, juntamente com uma equipe multidisciplinar formada por radio-oncologistas, urologistas, nefrologistas e radiologistas, discutiram a melhor abordagem para os pacientes com o diagnóstico.
Para o nefrologista do Corpo Clínico e vice-diretor clínico da Instituição, Dr. Roberto Berdichevski, o envolvimento de várias especialidades durante a condução do caso de um paciente oncológico é fundamental. “A oncologia nos ensina o quanto o cuidado multidisciplinar e integrado durante toda a jornada do paciente faz a diferença no desfecho clínico”, disse.
“As reuniões científicas do CIO tem a intenção de, através dos casos de vida real, discutir as atualizações constantes na oncologia levando a cultura do atendimento multidisciplinar e integrado que temos na Instituição para o centro da discussão”, destaca também Dr. Alan Azambuja, coordenador médico do CIO.
Além de Berdichevski e Azambuja, coordenaram a discussão a Dra. Andrea Barleze, coordenadora da Radio-Oncologia do CIO, e o Dr. Hebert Sauer, urologista do Corpo Clínico.
As reuniões científicas do CIO são mensais e a abordagem integrada do paciente Oncológico é o tema central do cronograma deste ano.