Saiba mais sobre o Laboratório de Patologia e Citologia do HMD

Local oferecer o melhor em qualidade nos diagnósticos e prognósticos

Desde 2006, o Hospital Mãe de Deus conta com um local que alia agilidade e segurança em todos os processos de diagnósticos histológicos, citológicos e imuno-histoquímicos. O Laboratório de Patologia e Citologia possui equipamentos de última geração, tudo direcionado para oferecer o melhor em qualidade nos diagnósticos e prognóstico aos médicos e seus pacientes.

Diferenciais

Conforme o responsável técnico pelo laboratório, Dr. Vinicius Duarte Cabral, além da precisão e agilidade nas análises, o espaço destaca-se por:

– Laudos de biópsia de mama e próstata em 24h.

– Exames transoperatórios de congelação e ROSE de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h. Sábado das 8h às 12h (com agendamento prévio).

– Patologistas disponíveis de segunda a sexta, das 7h30min às 19h.

– Exames imuno-histoquímicos com prazo de 72h e 48h em casos de urgência.

Como acionar o Laboratório?

O contato pode ser feito pelo e-mail patologia@maededeus.com.br, ou pelos ramais 6018 e 6098. Através do e-mail, o médico assistente pode solicitar cópia de laudos, empréstimos de blocos ou lâminas, além de sanar dúvidas com nossos patologistas e acompanhar a coleta do material.

Caso ache necessário, o médico pode solicitar o contato via WhatsApp dos patologistas, ligando para os ramais citados.

Quais exames oferecemos?

– Anatomopatológico

– Consultoria (segunda opinião) e revisão de lâminas

– Citopatológico convencional (cérvico-vaginal, oncótico geral e cell block)

– Imuno-histoquímica

– Hibridização “in situ” (Fish e Sish)

– Exame transoperatório de congelação


Nossa equipe

 

Responsável técnico 

Dr. Vinícius Duarte Cabral 

Graduado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2009, prestou residência em Patologia no ano de 2013, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É mestre em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Patologia Ginecológica. 

Patologistas

 Dr. Aluísio de Castro Antunes Maciel 

Graduado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou a residência na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui especialização nas áreas mamária e renal, ambas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Dr. Diego de Mendonça Uchoa 

Com mais de 20 anos de atuação na área, 10 deles no Hospital Mãe de Deus, e responsável pelo setor de imuno-histoquímica,  é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – mesma instituição pela qual concluiu o doutorado em Ciências Médica. O médico também possui o título de especialista em patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia. 

Dra. Érica Tozawa

Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1998, Dr. Erica realizou a residência no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Em 2006, terminou o doutorado em Patologia Gastrointestinal pela Universidade de Niigata, no Japão. 

Dr. Pedro Guilherme Schaefer 

Dr. Schaefer é graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e prestou residência em Patologia no Hospital de Clínicas da Capital. Com mais de 11 anos de atuação na área, foi membro do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus de 2011 a 2013. Desde então, atua como consultor em Hematopatologia do Laboratório. 

Dr. André da Silva Cartell

Especialista em Dermatologia e Patologia, Dr. Cartell é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência de mais de 30 anos na área. Atualmente, também atua como professor do departamento de Patologia da UFRGS, como dermatopatologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, do Hospital Mãe de Deus, além de ser doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da UFRGS.

Dra. Francine Hehn de Oliveira 

Graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizou a residência em Patologia e Citologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), além de fellow em Neuropatologia pelo Hospital Universitário de Zurique, na Suíça.

Local alia agilidade e segurança em todos os processos de diagnósticos histológicos, citológicos e imuno-histoquímicos