Tumores Cerebrais: a importância de um atendimento multidisciplinar

A complexidade dessas lesões requer um tratamento integrado e multidisciplinar


A quantidade de tumores que acometem o sistema nervoso central é cada vez mais frequente por duas razões: maior longevidade da população e melhor rastreamento dos casos oncológicos.

Estes tumores podem ser benignos ou malignos (câncer), primários (originados no próprio cérebro) ou metastáticos (originados em outras partes do corpo).

Estima-se que, no Rio Grande do Sul, sejam diagnosticados mais de 2200 novos casos por ano – somente considerando os tumores cerebrais malignos. A complexidade e diversidade dessas lesões requerem um tratamento integrado e multidisciplinar.

O Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus tem como missão entregar soluções no combate ao câncer. Com uma equipe altamente especializada na área da Neuro-Oncologia, através dos Tumor Boards –  onde diversos especialistas em oncologia clínica, neurocirurgia, radioterapia, radiologia, patologia e equipe multiprofissional discutem todos os casos para a tomada de decisão médica –, é possível entregar um atendimento personalizado e integrado.  

Entre os serviços disponíveis, está a Clínica Integrada de Neuro-Oncologia, onde é atendido em um único momento e local de forma sequencial pelo Neurocirurgião, Oncologista Clínico e Radio-oncologista. Ao final do atendimento, o paciente recebe um parecer integrado sobre a conduta do seu caso e também, em caso de necessidade, sai com todos os exames e procedimentos agendados.

O objetivo da Clínica Integrada é entregar agilidade e efetividade num momento tão delicado para o paciente.